Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
05 de JUNHO

Ministro defende recuperação da malha ferroviária Sul durante reunião com bancada do RS

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h10 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 14h38

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu nesta terça-feira (4) a bancada parlamentar do Rio Grande do Sul (RS), acompanhada também por prefeitos do estado. O encontro teve na pauta o debate de propostas de ampliação da malha ferroviária do sul do país.

A bancada apresentou como pleito principal a elaboração de um estudo técnico de viabilidade, além de um projeto executivo, definindo os pontos para a interligação da malha ferroviária sul com o Porto do Rio Grande. A proposta, segundo os parlamentares, vai promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

Após ouvir as demandas da bancada, o ministro defendeu o aproveitamento do traçado ferroviário já existente no estado do Rio Grande do Sul. “Conectar uma malha já existente com outras localidades é muito mais viável do que fazer uma nova e do zero. Portanto, é preciso promover a malha que já existe. Dessa forma, será possível realizar melhorias com um custo reduzido de obra”, argumentou o ministro.

Os parlamentares também apresentaram, durante a reunião, a necessidade definir o modelo de gestão e execução das obras ferroviárias na malha sul. A ampla maioria dos presentes defendeu o modelo de concessão e parcerias público-privada. Uma nova reunião deverá ser agendada, ainda este ano, com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas para discutir o planejamento e viabilidade orçamentária das obras ferroviárias de recuperação na região.

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Fim do conteúdo da página