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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Ministério realiza Workshop de Integração dos Canais Digitais

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 19h18
  • Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h40
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Encontro reuniu entidades com contribuição direta para a integração de canais de serviços digitais disponibilizados pelo Ministério da Infraestrutura e vinculadas

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A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação, realizou, nesta quarta-feira (25), o Workshop de Integração dos Canais Digitais. Por meio de oficinas, o encontro teve o objetivo de discutir e viabilizar a integração dos canais de serviços digitais disponibilizados pelo Ministério da Infraestrutura e suas entidades vinculadas em um único ambiente virtual.

Fernando Coelho, subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, fez a abertura do encontro explicando a importância da integração de canais digitais no sentido de facilitar ao cidadão o acesso e avaliação dos serviços disponibilizados. “O workshop faz parte de um eixo estruturante do nosso Programa de Transformação Digital, que tem o objetivo de integrar os canais digitais”, salientou Fernando. “Todos os esforços aqui somados visam facilitar aos usuários o acesso e a avaliação de serviços. Para que isso seja possível, é indispensável integrá-los em um único ambiente”, completou.

Fernando falou ainda sobre os serviços já implementados e as projeções para futuros projetos ainda não digitalizados. “Pretendemos avançar nos projetos de digitalização de serviços. Atualmente temos cerca de 80% de serviços digitais”, explicou. “Nossa meta é que tenhamos, até o final de 2020, 100% dos serviços digitalizados”, completou.

OFICINAS – Durante o encontro foram realizadas três oficinas de projetos estruturantes que têm a proposta de integrar canais digitais: o Login Único e o Módulo de Avaliação; o ConectaGov e o Gov.br. A intenção é que a Pasta e suas entidades se vinculem integralmente a essas plataformas. 

O Login Único é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Este login garante a identificação de cada cidadão que acessa de forma unificada os serviços digitais do governo. Com uma única credencial, o usuário pode utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único.

O Modulo de Avaliação é uma ferramenta que o realiza o feedback em tempo real e agiliza a avaliação de desempenho do serviço digital, criando uma cultura de desenvolvimento contínuo, permitindo a identificação e correção de potenciais problemas, o desenvolvimento do serviço e melhorias de resultados. 

É uma plataforma de interoperabilidade do Governo Federal que propicia: a integração de serviços públicos, o compartilhamento de informações e mediação de aplicações, a governança dos ativos e processos de integração e o modelo simplificado de consumo de API's (API – do inglês Application Programming Interface –, de maneira resumida, é uma forma padronizada de conexão e troca de informações entre diferentes sistemas de diferentes órgãos). 

É um portal que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação do Governo Federal. Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal devem se adequar a suas regras. Os principais tipos de conteúdo migrados para o Gov.br são os de serviços, institucionais e de notícias. 

Participaram do encontro representantes das área de Tecnologia da Informação e Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Ministério da Infraestrutura, além de representantes da Presidência da República, e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

 

Fotos: Gustavo Messina/ Minfra

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura 

 

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