Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inventariança da Antiga RFFSA

A Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) era uma sociedade de economia mista integrante da administração indireta do Governo Federal, vinculada funcionalmente ao Ministério dos Transportes.

A RFFSA foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, pela consolidação de 18 ferrovias regionais com o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no setor de transportes ferroviários. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da federação, em quatro das cinco grandes regiões do país operando uma malha que em 1996 compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).

Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga. Essa transferência foi efetivada no período 1996/1998, de acordo com o modelo que estabeleceu a segmentação do sistema ferroviário em seis malhas regionais, sua concessão pela União por 30 anos, mediante licitação, e o arrendamento, por igual prazo, dos ativos operacionais da RFFSA aos novos concessionários, Em 1998, houve a incorporação da Ferrovia Paulista S.A (FEPASA) à RFFSA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela malha.

 

Histórico da Antiga RFFSA

Inventariança

Estrutura

Unidades Regionais

Termos Transferidos

Relatório de Atividades

Processos Contas Anuais

Licitações

Recursos Orçamentários

Balanço RFFSA

Notícias

Fale Conosco

Links

Logomarca RFFSA

Anistiados - RFFSA

Informe da Inventariança

Destinacao do Patrimonio da RFFSA

Recadastramento Pensionistas de Acidente Ferroviário - Unidade Regional de Campos/RJ

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página