Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h22 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h58

topo

 

1234

 

SOBRE O EVENTO

O Ministério da Infraestrutura e a Fundação Dom Cabral realizam no dia 9 de outubro de 2019 o 1º SEMINÁRIO DE  COMPETITIVIDADE DO SETOR DE INFRAESTRUTURA, com o objetivo de promover debates que subsidiarão o desenvolvimento de estratégias assertivas para tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional.

Em 2018, o Brasil ocupava 72ª posição no ranking de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, entre 140 países. No Pilar de Infraestrutura, estava na 81ª posição e no Subíndice de Infraestrutura de Transportes, n84ª colocaçãoo que demonstra que a infraestrutura atualmente representa um entrave ao desenvolvimento do país. Na América Latina,país ocupava o 9ª lugar nesse mesmo subíndice.

O índice do Fórum Econômico Mundial é composto por mais de 110 variáveis, das quais parte é proveniente de Pesquisa de Opinião Executiva e parte proveniente de indicadores setoriais.  As variáveis estão organizadas em doze pilares, com cada pilar representando uma área considerada como um importante determinante da competitividade.

Tornar-se líder na América Latina em infraestrutura de transportes” é o desafio da Visão de Futuro destacada no planejamento estratégico institucional do Ministério da Infraestrutura.  Para alcançar essa visão,  entender a percepção dos usuários sobre a eficiência dos serviços do setor é fator chave para identificar as melhores estratégias para elevar a competitividade e atrair investimentos.

A programação do evento contemplará o Lançamento Global do Relatório de Competitividade 2019 do Fórum Econômico Mundial no Brasil e terá painéis que debaterão a Competitividade como Estratégia de Governo,  bem como a perspectiva dos investidores e dos usuários do setor sobre o tema.

DATA09/OUT/2019 (quarta-feira)

LOCAL: Auditório Térreo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

SAN Quadra 3 Bloco A - Lote A, Brasília - DF, 70040-902

BRASÍLIA-DF

 

RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Em meio a rápidas mudanças tecnológicas, polarização política e uma frágil recuperação econômica mundial, é fundamental a definição, a avaliação e a implementação de novos caminhos para o crescimento e a prosperidade.

Nesse contexto, o Fórum Econômico Mundial introduziu o Índice Global de Competitividade 4.0, com base em 40 anos de experiência de benchmarking dos fatores que impulsionam a competitividade a longo prazo. O índice lança luz sobre um conjunto emergente de fatores de produtividade e crescimento de longo prazo na era da Quarta Revolução Industrial e fornece uma bússola muito necessária para os formuladores de políticas e outras partes interessadas ajudarem a moldar estratégias econômicas e monitorar seu progresso.

O índice integra aspectos bem estabelecidos a alavancas novas e emergentes que impulsionam a produtividade e o crescimento. Ele enfatiza o papel do capital humano, da inovação, da resiliência e da agilidade, não apenas como direcionadores, mas também como características definidoras do sucesso econômico.

Neste evento, a Fundação Dom Cabral, parceira do Fórum Econômico Mundial no Brasil, irá lançar o Relatório 2019 do Índice Global de Competitividade. Um acontecimento imperdível para quem acompanha e deseja contribuir para o aumento da competitividade do Brasil!

 

PROGRAMAÇÃO

programacao competitividade

 PAINELISTAS

Componentes da mesa:

mesa3

painel1.7

painel2.6

painel3.4

 

 INSCRIÇÕES

 

botao

A inscrição é gratuita. Vagas limitadas!

 

Realização:

fdc2          minfra2

 Apoio:

cnt

registrado em:
Fim do conteúdo da página