Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Governos firmam acordo para estudos de implantação do trem Brasília- Anápolis-Goiânia

O Governo Federal e os governos do Distrito Federal e de Goiás assinaram, na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, o protocolo de intenções para elaboração de estudos que têm como objetivo a implantação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia.
  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2012, 21h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2012, 21h00

O Governo Federal e os governos do Distrito Federal e de Goiás assinaram, na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, o protocolo de intenções para elaboração de estudos que têm como objetivo a implantação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia.

O acordo busca definir as regras para os estudos iniciais e a modelagem para concessão e operação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia para uso misto, ou seja, transporte de cargas e passageiros.

O trem será de velocidade média e terá 60% de sua capacidade utilizada para transporte de passageiros e 40%, de cargas em geral. O governo conta com participações privadas para efetivar e viabilizar a participação social no projeto, orçado em R$ 700 milhões.

De acordo com o diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), Marcelo Dourado, com a importância para a integração de todo Brasil, o projeto tem a intenção de ligar, por meio de ferrovias, o eixo Brasília-Anápolis-Goiânia. “É fundamental ter o eixo que liga esses dois estados. Essa ação não é de governo, é de Estado”.

Para o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, esse trem é um meio de transporte que traz benefícios para o país e, por isso, o estudo será avaliado positivamente. Esse será o 2º eixo mais importante do país dos próximos anos. “Todos nós fomos unânimes em falar o momento histórico que estamos vivendo”, diz Filippelli.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, disse que esse projeto é um antigo sonho que vai facilitar a vida das pessoas, de quem mora em Goiânia e trabalha em Brasília e vice-versa.

Estiveram presentes na solenidade Alexandre Navarro Garcia – secretário-executivo do Ministério de Estado da Integração Nacional (representando o ministro Fernando Bezerra); Giulliano Molinero – secretário de gestão e de programas de transportes do Ministério dos Transportes (representando o ministro Paulo Sérgio Passos); Tadeu Filippelli – vice-governador do Distrito Federal (representando o governador Agnelo Queiroz); Marconi Ferreira Perillo Júnior – governador do Estado de Goiás; Marcelo Dourado - diretor-superintendente da SUDECO; Ivo Borges de Lima – diretor-geral da ANTT em exercício; José Castello Branco – diretor-presidente da VALEC; Mário Dirani – diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT (representando  o diretor Jorge Fraxe) e José Eduardo Sabóia Castello Branco - diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A (VALEC), além de senadores, deputados e demais autoridades.

Fonte: ANTT

registrado em:
Assunto(s): Notícia
Fim do conteúdo da página